Publicado em: 18 de setembro de 2024
Foto: Cidasc/Divulgação/NDApós um morcego testar positivo para raiva no centro de Tubarão, um bloqueio vacinal será feito na região. A previsão é que as vacinações tenham início nesta quinta-feira (19).
Em entrevista ao ND Mais, a bióloga da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, Sabrina Fernandes Cardoso, contou que o animal foi localizado por uma moradora em agosto. Uma equipe da unidade de vigilância de zoonoses de Tubarão foi acionada.
“O morcego foi enviado para um laboratório da Cidasc (Companhia Integrada Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina) em Joinville, pois são eles que dão o diagnóstico de raiva animal. Recebemos a positividade na segunda-feira (16)”, disse.
Dicas de prevenção contra a raiva
Conforme orientações da Secretaria de Estado da Saúde de SC, além de vacinar os animais domésticos anualmente, é importante mantê-los sob observação caso machuquem alguém e evitar deixá-los soltos nas ruas.
É fundamental também comunicar qualquer comportamento anormal dos animais, sejam agressivos ou não, assim como a presença de morcegos de qualquer espécie em horários ou locais inusitados.
Outras recomendações incluem evitar tocar em animais desconhecidos, feridos ou doentes, especialmente os silvestres, e não intervir em brigas entre animais. Em caso de acidentes envolvendo cães, gatos ou morcegos, deve-se procurar imediatamente um serviço de saúde.