InícioGeralBancada do Sul na Alesc leva Secretário de Estado da Fazenda para...

Bancada do Sul na Alesc leva Secretário de Estado da Fazenda para conhecer ações do Setor Carbonífero no CT SATC

Visando o fortalecimento da Transição Energética Justa, a Bancada do Sul na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC) levou o secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert para visitar o Centro Tecnológico da SATC nesta sexta-feira (15). Na oportunidade, a presidente do Carvão+, Astrid Barato e o presidente da Associação Brasileira do Carbono Sustentável (ABCS), Fernando Zancan apresentaram as ações desenvolvidas no local, como o projeto de Captura de CO2.

“Eu estive várias vezes com o secretário e falamos sobre as ações, mas sempre mostrando um powerpoint no computador. Quando ele vê, ele sente, ele olha, muda a percepção. E aí mostra a importância do que está sendo feito aqui em termos de instituição, como a SATC, olhando e construindo o futuro do setor. Então não é um setor do passado, é um setor do futuro que está sendo construído aqui dentro”, comenta Zancan.

Para a presidente do Carvão+, o encontro e a visita foi uma grande oportunidade para apresentar as ações que vêm sendo desenvolvidas a cerca de 20 anos no Setor Carbonífero para uma Transição Energética Justa, que teve a lei nº 18.330 aprovada em 2022 na Alesc.

“Foi de extrema importância para o Setor Carbonífero, tendo em vista que o secretário não conhecia o nosso setor aqui do Sul, a SATC, o CT SATC. Essa visibilidade e o apoio, tanto do secretário quanto da Bancada do Sul na Alesc vai fortalecer muito a cadeia produtiva como um todo, especialmente, na questão da Transição Energética Justa. Por isso gostaria de agradecer aos deputados da Bancada por nos proporcionar esse momento”, ressalta Astrid.

Durante a visita, o secretário de Estado da Fazenda e os deputados estaduais Júlio Garcia, Rodrigo Minotto, Tiago Zilli, José Milton Scheffer e Volnei Weber puderam conhecer os laboratórios e a planta de captura de CO2 no CT SATC. “Levo daqui anotações feitas, levo daqui os compromissos de pensarmos uma nova matriz para tão importante setor”, comentou o secretário, Cleverson Siewert.

Assessoria de Imprensa Carvão+ – Siecesc