Publicado em: 24 de julho de 2024
Foto: Park Dong-joo/YonhapUm balão com lixo enviado pela Coreia do Norte caiu no complexo do gabinete presidencial da Coreia do Sul, na manhã de quarta-feira (24), pelo horário local. As informações são do Serviço de Segurança Presidencial e foram divulgadas pela agência de notícias estatal Yonhap.
As autoridades disseram que encontraram o balão com lixo no complexo presidencial enquanto monitoravam a última leva de artefatos enviados pela Coreia do Norte.
“Uma investigação da equipe de resposta química, biológica e radiológica mostrou que os objetos não apresentavam perigo ou contaminação”, disse o Serviço de Segurança.
A Coreia do Sul disse que, como resposta, acionou alto falantes na fronteira com propaganda. Os conteúdos incluem mensagens contra o regime de Kim Jong-un e músicas de k-pop.
Desde o fim de maio, a Coreia do Norte tem enviado centenas de balões com lixo e, até mesmo, fezes para a Coreia do Sul. O regime de Kim Jong-un argumenta que está retaliando ações semelhantes promovidas por ativistas sul-coreanos.
Em junho, um grupo de ativistas mandou para a Coreia do Norte dez balões com dinheiro, pen-drives com música sul-coreana e panfletos com críticas a Kim Jong-un.
Além disso, ainda em junho, uma nova remessa de balões norte-coreanos provocou o fechamento de um aeroporto que fica a cerca de 30 km de Seul.
A crise dos balões levou a Coreia do Sul a suspender um acordo de 2018 para reduzir as tensões com a Coreia do Norte. Com isso, atividades militares foram retomadas na região de fronteira.
Via G1