Com mandado em aberto, homem é preso enquanto trabalhava em obra da Prefeitura
16 de outubro de 2024
Publicado em: 27 de novembro de 2024
Foto: Anderson Coelho/NDOs autores do assalto ao Banco do Brasil de Criciúma, no Sul de Santa Catarina, foram condenados na terça-feira (26). As penas dos envolvidos no crime, que parou a cidade e teve repercussão nacional e internacional, em novembro de 2020, variam entre nove e 50 anos de reclusão.
A condenação do mega-assalto ao Banco do Brasil é da 1ª Vara Criminal da Comarca de Criciúma. Entre os condenados estão quatro mulheres e 13 homens. Cinco dos envolvidos viviam em Santa Catarina.
De acordo com o delegado da Deic (Diretoria Estadual de Investigações) de Santa Catarina, Anselmo Cruz, os criminosos com penas entre 36 e 50 anos são autores imediatos. “São aquelas pessoas que estavam em frente ao banco e executaram, efetivamente, o grande assalto“, explica.
Ainda conforme o delegado, esses criminosos têm envolvimento com o PCC (Primeiro Comando da Capital). “Os outros, com condenações de nove anos, deram apoio à ação, mas não são necessariamente ligados diretamente à facção”, acrescenta Cruz.
Entre a noite de 30 de novembro e a madrugada de 1° de dezembro, criminosos causaram o terror em Criciúma, fizeram reféns, bloquearam ruas, provocaram incêndios e atiraram várias vezes, inclusive, contra o Batalhão da Polícia Militar.
Um soldado, Jefferson Esmeraldino, foi alvejado com um tiro no abdômen e permanece acamado até hoje.
Via ND+
16 de outubro de 2024