
Criciúma tem ponto de coleta de DNA para identificação de pessoas desaparecidas
28 de agosto de 2024
Publicado em: 3 de fevereiro de 2026
Para muitas pessoas, entrar no mar pode ser algo rotineiro, mas para outras, é um sonho ou um desejo realizado. Foi o que aconteceu com o senhor João Carlos Pinto Neves, de 67 anos.
Ele, que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) no lado direito do corpo e possui mobilidade limitada para algumas atividades, agora consegue desfrutar do banho de mar por meio do projeto Praia Acessível, promovido pelo Corpo de Bombeiros.
João reside em São Luiz Gonzaga (RS), a cerca de 800 quilômetros de Balneário Arroio do Silva. Ele veio passar o verão com a esposa, Maria de Lourdes de Oliveira Neves, e a família, quando teve contato com o projeto. Utilizando uma cadeira anfíbia, o programa possibilita que pessoas com mobilidade reduzida entrem no mar com segurança e conforto.
A atividade é acompanhada por guarda-vidas, que supervisionam toda a experiência e garantem a segurança dos banhistas. Nas cinco praias do litoral sul catarinense — Balneário Rincão, Morro dos Conventos, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota e Passo de Torres — estão disponíveis sete cadeiras anfíbias. O serviço pode ser solicitado diretamente nos postos de guarda-vidas.

28 de agosto de 2024