Alerta máximo na fronteira SC/RS: ventania de 100 km/h e granizo ameaçam região

Publicado em: 3 de agosto de 2025

Alerta máximo na fronteira SC/RS: ventania de 100 km/h e granizo ameaçam região

Frente fria provoca tempestades severas até o fim de domingo (3). População deve redobrar cuidados!

Uma frente fria avançou sobre a divisa de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul neste domingo (3), colocando as regiões da Serra, Oeste e Sul catarinenses em alerta laranja para tempestades destrutivas. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu aviso de perigo iminente até as 23h59, com risco de granizo e ventos que podem atingir 100 km/h – força capaz de derrubar árvores e destelhar casas.

O temporal concentra seu poder nas áreas fronteiriças, onde a chuva pode ultrapassar 60 mm/hora ou até 100 mm em 24 horas, causando alagamentos rápidos. Segundo a Epagri/Ciram, rajadas intensas associadas a trovoadas devem varrer do Extremo Oeste ao Litoral Sul, mudando de direção rapidamente. A maior ameaça de granizo atinge especialmente o Oeste e Sul catarinenses.

Embora outras regiões tenham previsão de chuva isolada, o Inmet reforça que as áreas sob alerta laranja exigem ação imediata: evite viagens, proteja-se em locais seguros e fique longe de janelas. O aviso, válido desde as 21h de sábado (2), é o segundo nível mais grave da escala (perigo).

  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
Compartilhe essa notícia nas redes sociais!
  • Banner Mobile
  • Banner Mobile
  • Banner Mobile