Publicado em: 1 de outubro de 2025
Crime foi descoberto quando proprietário foi ordenhar o rebanho e percebeu o sumiço de quatro vacas; caso é investigado pela Polícia Militar.
Um casal de produtores rurais de São Ludgero amanheceu com um prejuízo de R$ 25 mil após o furto de quatro vacas de sua propriedade no Morro do Cruzeiro. De acordo com a Polícia Militar, o crime foi descoberto por volta das 6h30 da última terça-feira (30), quando o marido foi fazer a ordenha e notou a ausência dos animais. A família procurou pelos bichos no pasto, mas não os encontrou.
O abigeato – furto de gado – é uma ocorrência que preocupa produtores rurais em diversas regiões do país. Investigação da Polícia Civil de Mato Grosso, por exemplo, apurou uma organização criminosa especializada nesse tipo de delito, que causou prejuízos superiores a R$ 200 mil aos fazendeiros. Em cidades do interior de São Paulo, as polícias têm realizado operações para combater a prática, que frequentemente envolve o abate clandestino dos animais e a posterior venda da carne.
Em Santa Catarina, a Polícia Civil já desarticulou uma associação criminosa armada que atuava com furto de gado e operava um frigorífico clandestino na região de Itaiópolis. Em São Ludgero, após o registro do boletim de ocorrência, o caso segue sob investigação das autoridades para localizar os animais e identificar os responsáveis pelo furto.