Abelhas em enxame: surto atinge Grande Florianópolis e preocupa bombeiros de São José a Lauro Müller

Publicado em: 16 de novembro de 2025

Abelhas em enxame: surto atinge Grande Florianópolis e preocupa bombeiros de São José a Lauro Müller

 

Em menos de uma semana, oito ocorrências foram registradas; só na região metropolitana, 2025 já contabiliza 287 chamados.

Com a chegada da primavera, a Grande Florianópolis está enfrentando um aumento significativo no aparecimento de enxames de abelhas. O Corpo de Bombeiros Militar registrou oito ocorrências em menos de uma semana, entre os dias 1º e 6 de novembro, em municípios como São José, Tijucas, Lauro Müller e Governador Celso Ramos. Os insetos têm sido encontrados em residências, vias públicas, escolas e até igrejas.

Os números em escala maior confirmam a tendência. De janeiro a 22 de outubro de 2025, apenas Florianópolis, São José, Biguaçu e Palhoça somaram 287 atendimentos para captura e manejo de abelhas e vespas. Esse valor representa cerca de 70% de todos os registros feitos durante todo o ano de 2024, que totalizaram 389 ocorrências.

Segundo o capitão do Corpo de Bombeiros Tiago José Domingos, áreas rurais, de transição para o urbano e locais próximos a praças e jardins botânicos são os mais propensos a receber enxames. O fenômeno é conhecido como “enxameação”, um processo natural de reprodução das colmeias que se intensifica na primavera, iniciada em 22 de setembro, quando as abelhas se tornam mais ativas em busca de novos locais para se estabelecer.

Saiba mais:

A “enxameação” é um sinal de saúde da colmeia. Ocorre quando uma colônia, após se tornar populosa e forte, se divide. A rainha original parte com cerca de 60% das operárias para fundar uma nova colmeia, deixando para trás crias e uma nova rainha. Esse enxame “viajante” se aglomera em árvores ou estruturas enquanto batedoras buscam um novo lar permanente. Ao contrário do que se pensa, abelhas nessa fase estão cheias de mel e são menos agressivas, mas o manuseio sempre deve ser feito por profissionais, como os bombeiros.

  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
Compartilhe essa notícia nas redes sociais!
  • Banner Mobile
  • Banner Mobile
  • Banner Mobile