Tecnologias que encantam: Satc sedia Campeonato de Drones com equipes de todo o país

Publicado em: 29 de outubro de 2024

Tecnologias que encantam: Satc sedia Campeonato de Drones com equipes de todo o país
Foto: Divulgação Satc

Nesta segunda-feira (28), O Centro Universitário Satc (UniSatc), em Criciúma, foi palco do primeiro Campeonato de Drones, reunindo equipes de várias cidades do Brasil para uma competição que destacou o avanço e as aplicações da tecnologia em drones. Com o objetivo de consolidar a instituição como um espaço de referência para eventos de alta tecnologia, o evento celebrou a inovação e o desenvolvimento de soluções tecnológicas para diversos setores.

O pró-reitor de Ensino e Extensão da UniSatc, Jovani Castelan, destacou a importância do campeonato para o posicionamento da instituição. “Queremos nos posicionar como um local propício para receber esses eventos. É um movimento de vanguarda; estamos iniciando algo no Brasil. Essa competição dá uma capilaridade social muito grande”, afirmou.

Leandro Sebastião de Medeiros, professor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) de Florianópolis, destacou o valor da recepção na Satc e afirmou que a intenção é aumentar o número de competições no próximo ano. “Temos muitas áreas envolvidas, além da engenharia, e também de nível técnico. Já é certo para o ano que vem e queremos ampliar esse número de competições pelo Brasil. É uma semente que estamos plantando aqui.”

O professor Leandro Gonçalves dos Santos, do Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi, enfatizou a importância da competição. “A gente gosta de desafio. E se desafiar com outras equipes e equipes que trabalham especificamente com drones é mais animado pra gente. Também desenvolvemos drones, mas não é muito o foco da nossa instituição. A nossa instituição, historicamente, ela vem mais do agro e estamos tentando trazer essa tecnologia pro agro e também envolvendo estudantes de outros cursos da programação”, comentou.

Ao longo do dia as equipes tiveram que apresentar os drones de maneira teórica e prática, em provas com inspeções técnicas e também provas de voo com obstáculos, manobrabilidade, elevação de cargas, entre outros.

Alegria para as Crianças

Além dos estudantes do Ensino Técnico e Graduação que participaram da competição, o evento foi um prato cheio para as crianças da Educação Infantil da Satc, que puderam acompanhar os voos de drone e conhecer de perto os aeromodelos expostos.

Colaboração: assessoria imprensa Satc

Compartilhe essa notícia nas redes sociais!