Bombeiros do CBMSC representam o Brasil em curso de gestão de desastres no Japão
30 de outubro de 2024
Publicado em: 8 de outubro de 2024
Foto: Marcelo AlmeidaNatural de Lauro Müller e com quadros espalhados nos Estados Unidos e na Europa, Luiz de Souza se inspirou na sua infância na cidade para criar quadros que exploram a imaginação e o fantástico, personificados, principalmente, na figura do palhaço, personagem recorrente em suas obras.
A exposição será a primeira mostra individual do artista Luiz de Souza na Capital Catarinense. Com curadoria de Renato Andreuchetti, a exibição estará no no Museu da Escola Catarinense (MESC) de 9 a 27 de outubro, e apresentará uma série de óleos sobre tela com a temática principal do artista: a infância e o imaginário. O intuito é aproximar as crianças da arte e introduzir a visão artística no mês destinado a elas.
SOBRE O ARTISTA
Luiz de Souza vive há 30 anos em Curitiba. Começou na arte aos 3 anos de idade. Desenvolveu sua própria técnica e estilo, com influências de artistas como Vermeer, Dalí e Caravaggio. Ele também tem interesse pela metafísica, psicologia e teatro. O artista se integra à escola do Realismo Fantástico, que tem como principal característica acontecimentos mágicos em cenários reais e cotidianos. As máscaras do teatro, as personagens da Commedia Dell’arte e os arquétipos da Psicologia, somados às críticas sociais, são constantes em sua obra.
Com mais de 50 exposições já realizadas e premiações em vários concursos, entre eles a Medalha de Prata no Salão Internacional de Arte Brasileira em Liechtenstein, ele conta com quadros expostos em vários países, em coleções particulares.
O vernissage de abertura de “A Magia de Ser Criança” acontecerá amanhã (9), das 17h às 20h, no Museu da Escola Catarinense (MESC), no centro de Florianópolis.
“A Magia de Ser Criança” conta com o apoio da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e faz parte da programação do MESC de exibição de arte educativa em Florianópolis.
30 de outubro de 2024