Publicado em: 28 de agosto de 2024
Três cidades da região foram alvo de denúncias de possíveis infrações políticas. Laguna, Pescaria Brava e Capivari de Baixo tiveram irregularidades denunciadas. Em todo o estado, até o momento, já foram feitas mais de 400 denúncias.
Em Pescaria Brava foram três registros de infrações comunicados. Laguna tem apenas um, assim como em Capivari de Baixo.
Esses registros podem ser feitos de forma anônima ou não, por qualquer pessoa, desde que comprovados por fotos, áudios ou vídeos. As demandas são tratadas como sigilosas pelo sistema.
Podem ser denunciados casos de propaganda eleitoral antecipada, compra de votos, uso da máquina pública, abuso de poder (político ou econômico), uso indevido dos meios de comunicação.
Os crimes eleitorais são encaminhados para serem investigados pelo Ministério Público Eleitoral.
Envolvidos
Ontem, nas três cidades foram cumpridos mandados de busca e apreensão. Em Laguna, um dos citados afirmou estar sendo perseguido politicamente. Em Capivari de Baixo, o Partido Liberal (PL) emitiu nota afirmando que a investigação corre sob segredo de Justiça e que as informações estão restritas ao âmbito judicial. “Ressaltamos que essa operação está vinculada a um pedido da Justiça Eleitoral de Laguna para a cidade de Pescaria Brava, não tendo, portanto, qualquer relação com Capivari de Baixo”, diz a nota.
Conforme o Jornal Diário do Sul, a operação deflagrada ontem está em sigilo e a Polícia Civil informou que não divulgará detalhes em razão da proteção judicial.
A força-tarefa teria ligação com a investigação da autoria de vídeos produzidos artificialmente contra candidatos em Pescaria Brava.