Criciúma confirma Eder em nova função e apresenta Juliano Camargo como executivo de futebol

Publicado em: 6 de agosto de 2024

Criciúma confirma Eder em nova função e apresenta Juliano Camargo como executivo de futebol
Foto: Lucas Renan Domingos/Portal Engeplus

Após anunciar a sua aposentadoria como atleta profissional, Eder vai seguir no Criciúma. O atacante aceitou a proposta do clube para ser coordenador técnico de futebol. A confirmação veio na tarde desta segunda-feira, dia 5, durante coletiva que também contou com a apresentação de Juliano Camargo, novo executivo de futebol do Tigre.

Até a chegada de Eder, o Wilson Waterkemper, o Wilsão, desempenhava a função de coordenador. Ele continuará no Criciúma, mas em um novo cargo, como gerente de futebol. “O futebol é o grande produto do Criciúma. É uma área sensível e nós, no momento certo, em nosso entendimento, decidimos fazer mudanças importantes, agregando profissionais do mais alto nível, fazendo as mudanças que o clube precisa”, disse o presidente do Criciúma, Vilmar Guedes.

Com a nova formação do departamento, o Criciúma também desistiu da proposta de ter um diretor de futebol. “Dentro do organograma do clube, os três estarão no mesmo nível. Desejo a eles sorte e que nos ajudem no nosso maior projeto de curto prazo, que é a manutenção do Criciúma na elite do futebol brasileiro”, acrescentou Guedes.

Composição do departamento de futebol do Criciúma:

Juliano Camargo – executivo de futebol

Eder Citadin – coordenador técnico de futebol

Wilson Waterkemper (Wilsão) – gerente de futebol

Primeira experiência fora dos gramados

Esta é a primeira vez que Eder terá a experiência de atuar no futebol fora dos gramados. Ele encerrou a sua carreira como jogador profissional no último sábado, na vitória do Criciúma sobre o Atlético-MG por 2 a 1. Com bom relacionamento com o atual grupo de atletas, o agora coordenador técnico de futebol quer usar toda a sua experiência adquirida na carreira para contribuir com o seu clube de coração.

“A minha função será o elo entre a comissão técnica com o grupo. Às vezes o jogador tem um requisito para falar com o treinador, mas se sente mais à vontade para conversar com o Eder. Serei este vínculo”, explicou Eder.

Ele ainda não assinou a sua rescisão contratual com o Criciúma, mas já vem trabalhando junto ao departamento de futebol. “Eu termino a minha carreira como jogador e agora entro nesta nova experiência. Para mim vai ser fundamental contar com o Juliano, com o Wilson, com o presidente. Quatro, cinco, seis pessoas pensando é melhor que uma só. No futebol moderno, esta união é a parte principal. A decisão passa por todos. E é isso que o Criciúma está fazendo. Apostando em uma nota etapa. Fico feliz pelo convite e vou tentar colocar a minha experiência para o melhor do Criciúma”, emendou.

O retorno para o Tigre

Juliano Camargo será o executivo de futebol do Criciúma pela segunda vez. Em sua primeira passagem pelo Tigre, ele foi anunciado no dia 27 de abril de 2021, ainda na gestão de Anselmo Freitas como presidente. Ele foi responsável pela montagem do elenco do acesso à Série B do Campeonato Brasileiro em 2021 e também do título da segunda divisão do Catarinense em 2022 e da permanência na Série B nacional no mesmo ano. Camargo ficou no Criciúma até o mês de novembro de 2022, quando deixou a equipe para assinar com o Ceará.

“Foi difícil a decisão do Criciúma. Mas era fundamental para mim, como profissional, como pessoa. Hoje me sinto mais capacitado para estar nesta função. Eu vou agregar muito mais ao Criciúma do que se eu tivesse continuado. Eu precisava vivenciar situações novas. Participei de três gestões diferentes o que me ajuda nas tomadas de decisões daqui para frente. Eu, mais do que ninguém sei a expectativa que depositaram no Juliano. Eu me cobrava antes, eu me cobro mais ainda. Vou fazer o que amo em um clube que aprendi a amar”, disse o novo executivo de futebol.

Sobre contratações, Camargo não anunciou nomes. Ele elencou as dificuldades do mercado, mas projetou o anúncio de reforços o mais rápido possível. “Sabemos das necessidades, mas não tenho nomes. Gostaria muito, mas estamos em tratativas. Tão breve iremos anunciar. Até o dia 2 de setembro vamos estar atentos as boas oportunidades no mercado. Não é fácil. O mercado está inflacionado. A janela não é a ideal, tem concorrência com o exterior, o dólar está alto. Mas vamos ser criativos e seremos assertivos”, frisou.

Wilsão com nova função

Ex-coordenador técnico de futebol, Wilsão agora será o gerente de futebol do Tigre. Ele desejou boa sorte aos novos membros do departamento de futebol e projetou uma parceria de sucesso com seus novos parceiros.

“O Eder já estava no clube e aceitou um novo desafio. Não tenho dúvida que virá para agregar muito e temos certeza que o Criciúma vai estar em boas mãos. Cada um de nós vai contribuir um com o outro. Cada um tem suas áreas mais específicas, mas todos vamos estar ligados e definindo as situações do clube. Eu coloco até mesmo a categoria de base. Aqui não tem um ou outro e, sim, um todo. Criciúma é grande, é forte. Todos seremos responsáveis e que possamos triunfar”, projetou.

 

Via portal Engeplus

Compartilhe essa notícia nas redes sociais!