Publicado em: 2 de agosto de 2024
Foto: Divulgação PMPor volta das 16h30, desta quinta-feira (1º), a Polícia Militar de Lauro Müller atendeu a uma ocorrência envolvendo descumprimento de medida protetiva, resistência à prisão, desacato, desobediência, dano contra patrimônio público, lesão corporal leve e ameaça.
A guarnição estava em rondas no bairro Barreiros, distrito de Guatá, quando foi abordada por uma mulher que relatou que possui uma medida protetiva de urgência contra seu ex-companheiro, o qual já havia descumprido a ordem em outras ocasiões. Após retornar do fórum onde havia renovado a medida, o ex-companheiro a cercou em uma esquina e começou a persegui-la. Foi nesse momento que ela avistou a viatura policial e pediu ajuda.
A guarnição policial se deslocou até a residência da vítima e avistou o ex-companheiro, que inicialmente se mostrou cooperativo, reconhecendo a medida protetiva em seu desfavor. No entanto, ao ser informado de sua prisão pelo descumprimento da medida, ele se alterou, resistindo à prisão e desobedecendo ordens. Após ser algemado e colocado na viatura, ele tentou atacar a guarnição, necessitando o uso progressivo da força para contê-lo.
Durante o deslocamento, a situação se agravou quando o homem começou a quebrar a caixa da viatura, gritando e se debatendo. Ao ser novamente contido, foi necessário algemá-lo nas pernas devido à sua agressividade e resistência contínua. Ele desacatou os policiais com ofensas e ameaças, afirmando que se vingaria quando fosse solto.
No trajeto entre Lauro Müller e Criciúma, o agressor continuou a ameaçar e desacatar os policiais, danificando a viatura com chutes e cabeçadas. Lesões foram registradas no agressor e nos policiais envolvidos na ocorrência, mas a vítima não apresentava ferimentos.
A medida protetiva de urgência, renovada no mesmo dia da ocorrência, foi expedida pela Vara Única da Comarca de Lauro Müller. O agressor foi conduzido ao IML de Criciúma para atendimento médico e, posteriormente, à Central de Flagrantes de Criciúma.