Atualizada: Câmara de Lauro Müller analisa suspender transmissão de sessões durante período eleitoral

Publicado em: 9 de julho de 2024

Atualizada: Câmara de Lauro Müller analisa suspender transmissão de sessões durante período eleitoral

Matéria atualizada às 13h30, para incluir novas informações.

A Câmara de vereadores de Lauro Müller decidiu suspender, a partir desta segunda-feira, 8 de julho, a transmissão das sessões legislativas durante o período eleitoral. O portal da Câmara e as redes sociais do Legislativo também terão suas atualizações suspensas até o final das Eleições 2024.

A decisão pegou muita gente de surpresa, especialmente os munícipes que têm o hábito de acompanhar os trabalhos do Legislativo.

Segundo o portal EA Notícias, o setor jurídico da Câmara de Lauro Müller solicitou aos vereadores que tomem cuidado com suas declarações ao usar a tribuna, para evitar que suas falas sejam interpretadas como propaganda política. Diante desse “alerta”, os vereadores decidiram não fazer uso da Tribuna. Com a decisão, a sessão durou menos de 30 minutos.

A reportagem do portal Olhar do Sul entrou em contato com o diretor da Câmara, Pedro Lopes, que informou que a decisão de suspensão não é definitiva. “Vamos tratar desse assunto ainda hoje ou nos próximos dias”, declarou.

Vereador afirma que transmissão será retomada na próxima semana

O vereador Lindomar Cataneo, o Irmão (PSD), entrou em contato com a reportagem do Olhar do Sul após a publicação da matéria, e informou que as reuniões voltarão ao normal a partir da próxima segunda-feira (15). Os vereadores da bancada de oposição buscaram uma segunda opinião de assessorias jurídicas sobre o assunto.

“Ontem, uns 20 minutos antes de iniciar a sessão, o presidente da Câmara e a assessora jurídica nos chamaram e alertaram para o cuidado que é necessário nesse período eleitoral. Mas após a sessão entrei em contato com o Dr. Gustavo Henrique Serpa, advogado do PSD SC, o vereador Miotello (União) também consultou o Dr. Pierre Vanderlinde, que nos confirmaram que não existe problema em usar a Tribuna, respeitando é claro a Legislação Eleitoral. Então a partir da semana que vem volta ao normal”, afirmou Lindomar.

Compartilhe essa notícia nas redes sociais!