Publicado em: 3 de julho de 2024
Foto: Divulgação HSJO esforço diário de cada profissional e médico do Hospital São José para garantir a agilidade no atendimento às pessoas com suspeita de Acidente Vascular Cerebral (AVC), foram reconhecidos com a entrega oficial do selo Diamond (Diamante), da premiação da Angels Awards, iniciativa estabelecida pela Boehringer Ingelheim (companhia farmacêutica alemã) que atesta o comprometimento do HSJosé em salvar vidas.
“No ano passado, o Hospital São José conquistou a certificação Platinum, e isso já significava que os seus dados comprovados já eram três vezes acima da média nacional na agilidade dos serviços prestados em caso de suspeitas de AVC. Foi então que começamos 2024, com toda a vontade dessa equipe de crescer e alcançar novos resultados. No início de abril alcançamos esse resultado tão importante. Chegamos hoje a premiação máxima dentro do Angel Alwards. O HSJosé já foi Gold, Platinum e agora é Diamond”, explica a consultora científica da Iniciativa Angels, Andrea Giordano.
O Certificado Diamond comprova a mudança em prol do paciente, o engajamento de todas as equipes com o bem-estar e a saúde de cada pessoa que chega a instituição com suspeita de AVC. Os números que fizeram o HSJosé ser o primeiro hospital de Santa Catarina com esta máxima certificação foram: 75% dos pacientes trombolisados em menos de 60 minutos; 50% em menos de 45 minutos e 25% de taxa de recanalização (que significa que foi realizada a trombólise, ou seja, o paciente recebeu a medicação para desmanchar o coágulo que estava obstruindo a veia do cérebro, o causador do AVC isquêmico).
“Isso é cinco vezes acima do que temos de média nacional. E isso é um dado que impacta muito na vida dos pacientes. Aqui estamos vendo números, mas imagina a quantidade de pessoas que foram tratadas, com redução de incapacidades, podendo voltar para as suas atividades e para as suas famílias. E todos são importantes para essa conquista. A portaria que foi ágil na chegada do paciente e na triagem, os técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos, todos empenhados em garantir a vida”, reforça Andrea.
Orgulho para toda a instituição
O resultado conquistado é motivo de orgulho para toda a instituição. “Se não tivéssemos nossos profissionais e médicos engajados e comprometidos com o bem-estar do outro, não estaríamos aqui hoje recebendo esse reconhecimento. Cada um que participa desse processo sabe o quanto fez de diferença na vida de alguém. Só temos a agradecer a todos que são comprometidos em atender melhor, em menos tempo e, dessa forma, contribuir na recuperação das pessoas que aqui chegam com sintomas de AVC”, aponta a diretora da instituição, Irmã Isolene Lofi.
3 de outubro de 2024