Lula recebe Haddad e equipe econômica para reuniões nesta quarta em meio à alta do dólar e necessidade de corte de gastos

Publicado em: 3 de julho de 2024

Lula recebe Haddad e equipe econômica para reuniões nesta quarta em meio à alta do dólar e necessidade de corte de gastos
REUTERS/Adriano Machado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe nesta quarta-feira (3) o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. O encontro, já anunciado por Haddad, ocorre em meio a um momento de tensão na economia do país:

  • o dólar, em disparada, tem atingido os maiores valores em dois anos e meio
  • o governo busca formas de cortar gastos públicos para garantir equilíbrio fiscal
  • Lula tem confrontado o mercado, que gostaria de ações mais claras do governo no sentido de conter despesas

 

Oficialmente, o governo diz somente que a reunião de Lula e Haddad tratará do “tema fiscal”.

No Orçamento deste ano, o governo prevê um déficit zero nas contas públicas. Isso significa que despesas e receitas têm que se equivaler. Se as despesas forem maiores, o governo registrará um déficit fiscal, o que gera no sistema financeiro e no setor produtivo uma dúvida quanto à capacidade do governo de saldar suas dívidas e manter a inflação sob controle. Isso dificulta a vinda de investimentos para o país.

A reunião de Lula com Haddad ainda não tem horário divulgado.

Às 16h, no Palácio do Planalto, o presidente terá outro encontro, desta vez com a Junta de Execução Orçamentária (JEO), responsável pelo assessoramento direto ao Presidente da República na condução da política fiscal do governo. Fazem parte da JEO Haddad e outras autoridades da Fazenda.

Via G1

Compartilhe essa notícia nas redes sociais!