Alusivo a Luta Antimanicomial, acadêmicos do Unibave promovem Arraiá Inter-CAPS

Publicado em: 14 de junho de 2024

Alusivo a Luta Antimanicomial, acadêmicos do Unibave promovem Arraiá Inter-CAPS
Foto: Divulgação Unibave
Cerca de 150 pacientes usuários dos Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de toda a Região Carbonífera estiveram em Orleans na quarta-feira (12) para uma festa junina muito especial. O primeiro Arraiá Inter-CAPS foi organizado pelos acadêmicos da 3ª fase do curso de Psicologia do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), alusivo à Luta Antimanicomial.
Participaram da festa os pacientes atendidos pelos Caps de Morro da Fumaça, Siderópolis, Cocal do Sul, Lauro Müller, os dois de Criciúma e de Orleans. Conforme a professora Maria Eduarda Pacheco, a atividade é um projeto de extensão interdisciplinar da área de saúde mental, como uma forma de falar da promoção do cuidado em liberdade dos pacientes.
É importante para o fortalecimento das políticas públicas e da consciência de que todas as pessoas precisam ter direito e acessos a tratamento e ao cuidado humanizado. A universidade é um lugar que precisa ser garantido para todas as pessoas, e independente de ter um diagnóstico ou não, elas precisam se sentir parte, elas precisam ser parte disso, assim como elas são”, comentou a professora.
A coordenadora do curso de Psicologia, Vandreça Vigarani Durigon, afirma que foi gratificante recebê-lo para integração, que é um dos objetivos do projeto.
O projeto quer mostrar a importância do cuidado humanizado às pessoas que têm algum tipo de transtorno mental. Essas pessoas têm direito ao lazer, ao cuidado em liberdade, à socialização e integração com a comunidade, e precisam ter sua autonomia e sua existência respeitada por todos”, declarou.
Para ela a ação foi valiosa, pois colocou os acadêmicos na condição de pensar e realizar atividades que colaborem com a saúde e o bem-estar das pessoas em diferentes espaços.
Além de cumprir a missão do curso e da Instituição em realizar atividades visam a integração com a comunidade”, afirmou a coordenadora do curso.
Colaboração: Antonio Rozeng / Unibave
Compartilhe essa notícia nas redes sociais!