Publicado em: 3 de junho de 2024
© AP - Sven HoppeChuvas intensas, inundações e o rompimento de um dique tornam a situação tensa no sul da Alemanha neste fim de semana. As chuvas deixaram pelo menos um morto e uma pessoa desaparecida no sábado (1º). Em vários distritos, as autoridades declararam estado de calamidade.
Centenas de bombeiros continuam trabalhando neste domingo (2) para auxiliar o resgate de pessoas cercadas pelas águas. Um bombeiro foi arrastado pela correnteza enquanto tentava retirar uma família a bordo de um barco, relata a correspondente da RFI em Berlim, Nathalie Versieux.
“A morte de um bombeiro em Pfaffenhofen me toca. Meus pensamentos estão com sua família e seus colegas”, escreveu o chanceler Olaf Scholtz no X.
No sábado, um desastre foi evitado por pouco depois que dois vagões de um trem de alta velocidade, desviados para uma rede secundária devido a inundações, descarrilaram em meio a um deslizamento de terra. Os 185 passageiros puderam ser retirados em segurança.
A situação é particularmente crítica em torno de Augsburgo, após o rompimento de um dique e de uma barragem. O rio Schmutter transbordou e as estradas foram inundadas. Várias vilarejos foram evacuados.
Assim como em Augsburgo, os distritos de Aichach-Friedberg, Neu-Ulm, Pfaffenhofen e Donau-Ries também declararam estado de emergência, o que permite o estabelecimento de um sistema melhor coordenado de socorro. O distrito de Günzburg já tinha feito o mesmo na noite de sexta-feira.
Um grupo de 26 pessoas que, apesar das condições climáticas, subiu o Zugspitze, o ponto mais alto dos Alpes Bávaros, ficou preso abaixo do cume, anunciou a rádio bávara Bayerischer Rundfunk, citando o serviço de resgate nas montanhas Garmisch-Partenkirchen. Equipes de resgate foram enviadas ao local.
Tráfego ferroviário interrompido
Nenhum trem circulava na linha Munique-Bregenz-Zurique e na linha Stuttgart-Ulm-Augsburgo-Munique, disse a companhia Deutsche Bahn. Quanto às redes de telefonia e luz, continuam cortadas em determinadas zonas.
No sábado, os bombeiros pediram às pessoas em situação de risco e que estão sem telefone que pendurassem um lençol branco diante da janela, para alertar os serviços de emergência.
De acordo com o governo da Baviera, os níveis dos rios atingirão os seus níveis mais elevados durante a noite de domingo para segunda-feira. Nestas duas regiões, a Agência Federal de Assistência Técnica (THW) anunciou que mobilizou cerca de 400 pessoas para combater as inundações.
As enchentes também poderão ocorrer nos afluentes do Danúbio. O município de Meckenbeuren, no distrito do Lago de Constança, recomendou na noite de sexta-feira que cerca de 1,3 mil pessoas abandonassem as suas casas e apartamentos devido ao risco de cheias.
Via RFI