Publicado em: 10 de maio de 2024
Foto: DivulgaçãoO Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente de Santa Catarina (Sintaema) realizará neste sábado, a partir das 14h, uma assembleia estadual em Florianópolis. A pauta é a reivindicação entregue à diretoria da Casan no dia 5 de março. A reclamação dos servidores é que a companhia só deu início às negociações 40 dias após a entrega.
O fato é que aumentou consideravelmente a possibilidade de greve após a categoria ter realizado pequenas paralisações pelo estado. Eles acusam a direção da Casan de retirar alguns direitos conquistados há algumas décadas no Acordo Coletivo de Trabalho. “Caso a direção da empresa não apresente uma proposta decente até o momento da assembleia, é alta a probabilidade de a categoria decretar greve por tempo indeterminado, pois a proposta anterior já foi rejeitada”, afirma Leonardo Lacerda, presidente do Sintaema.
Os servidores criticam a gestão da Casan, acusando os diretores de sucatearem a companhia. Reclamam do não cumprimento de uma carta compromisso que teria sido assinada pelo governador Jorginho Mello (PL). Conforme o jornalista Marcelo Lula, do portal SC em Pauta, também é motivo de insatisfação a não contratação de 400 pessoas via concurso público, e o que chamam de tentativa de impor uma cláusula de mordaça ao representante do sindicato no conselho da Casan.