Publicado em: 25 de abril de 2024
Uma réplica em tamanho original do 14 Bis, primeiro avião que surgiu da mente visionária de Santos Dumont, foi instalada em Pedras Grandes e promete se transformar em mais uma atração turística do município. A estrutura foi construída com materiais reciclados da Ponte Hercilio Luz e velhas placas de sinalização rodoviária.
A ideia de reproduzir o avião e colocá-lo para visitação pública junto à Casa dos Arcos, outra atração turística de Pedras Grandes, foi do prefeito Agnaldo Filippi. “Resolvemos homenagear o pai da aviação, Santos Dumont, e construímos então em tamanho real a réplica do seu primeiro avião, o 14 Bis, com 12 metros de largura e 9 metros de comprimento. E ele já está chamando muito a atenção de quem passa pela SC-390”, comentou.
O prefeito é um entusiasta da construção de um parque aeroespacial no local onde se encontra a Casa dos Arcos. O avião de Santos Dumont é a primeira de outras atrações que irão compor o parque. “Nós vamos trazer também uma réplica de um satélite, teremos o relógio do sol, varal de planetas, um veículo lançador de satélites, vai ser uma espécie de sala de aula a céu aberto”, explicou Agnaldo.
A réplica do 14 Bis ainda vai contar uma estrutura composta também por uma escada modelo Santos Dumont para que os visitantes possam subir e registrar fotos. Toda estrutura foi construída pelos próprios funcionários da prefeitura. O avião foi instalado ao lado da Casa dos Arcos, na rodovia SC-390, localidade de Ilhota, bem próximo ao centro de Pedras Grandes.