Publicado em: 20 de fevereiro de 2026
Atleta de 36 anos não resistiu a complicações de parada cardiorrespiratória sofrida na Praia da Ribanceira no último domingo
A comunidade do surfe catarinense está de luto. O surfista Diego José Valle, de 36 anos, faleceu na última quinta-feira (19) em decorrência de complicações de um afogamento ocorrido no domingo (15) na Praia da Ribanceira, em Imbituba, no Sul do estado. Diego estava internado desde o resgate e não resistiu à gravidade do quadro.
Segundo o 8º Batalhão de Bombeiros Militar, o acidente aconteceu por volta das 12h20. Diego surfava além da zona de arrebentação quando passou mal subitamente e acabou submergindo. A rápida ação de outros surfistas que estavam no local foi fundamental para retirá-lo da água e iniciar os primeiros socorros.
Socorrido em estado grave, o atleta foi levado ao hospital, onde permaneceu internado por quatro dias. A causa da morte foi atribuída às complicações da parada cardiorrespiratória sofrida durante o afogamento. A Praia da Ribanceira é conhecida como um dos principais picos do surfe na região, mas também exige atenção redobrada devido às suas condições adversas.
Saiba mais:
A Praia da Ribanceira é famosa por suas ondas fortes e correntes intensas, características que a tornam um point para surfistas experientes, mas que também aumentam os riscos para os banhistas. Especialistas alertam que mesmo atletas em boa forma física podem ser surpreendidos por condições adversas, como correntes de retorno ou mal súbito, como na suspeita do caso de Diego. Estatísticas do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina indicam que o litoral sul está entre as regiões com maior incidência de ocorrências de afogamento no estado. A morte do surfista reforça a importância de respeitar os limites do mar, surfar sempre acompanhado e, ao menor sinal de cansaço ou mal-estar, retornar imediatamente à areia.