Publicado em: 9 de março de 2024
As barragens de Taió e Ituporanga, no Alto Vale do Itajaí, entraram em operação na madrugada deste sábado (9) após 12 horas de chuva intensa na região. Dados da Defesa Civil de Santa Catarina apontam mais de 80 milímetros em Ituporanga e aproximadamente 70 milímetros nas cidades de Agrolândia e Mirim Doce.
Às 7h20min deste sábado, o site do governo do Estado informava o fechamento das sete comportas da barragem de Taió. A estrutura tem capacidade para conter 100 milhões de metros cúbicos de água e o percentual de ocupação era de 3,6%. Em Ituporanga, onde é possível armazenar 110 milhões de metros cúbicos de água, quatro comportas estavam fechadas e uma aberta, com 16% de ocupação.
O objetivo é conter o aumento dos rios tanto no Alto Vale, como no Médio Vale do Itajaí.
De acordo com a Defesa Civil estadual, as áreas de instabilidades que trouxeram muita chuva a Santa Catarina perdem força neste começo de dia e se afastam em direção ao oceano.
“As chuvas dão uma trégua durante esta manhã e início da tarde, mas o tempo deve seguir encoberto e com possibilidade de chuviscos nas regiões litorâneas e áreas próximas, sendo baixo o risco para ocorrências meteorológicas. A partir da tarde, novos temporais são esperados, especialmente entre o Grande Oeste e os planaltos”, diz nota do órgão.
A barragem de José Boiteux, a principal para a região de Blumenau, amanheceu o sábado (9) como ocorre desde a última enchente: uma comporta aberta e outra fechada — pois o cilindro emperrou e ainda precisa de conserto para voltar a ser operada. Considerada uma das maiores do Brasil para conter enchentes, a estrutura pode reter até 357 milhões de metros cúbicos de água.
Nesta manhã o percentual de ocupação era de apenas 1%.
Fonte NSC