
Filhote de tubarão-martelo ameaçado de extinção é capturado e solto no Rincão
27 de dezembro de 2025
Publicado em: 21 de janeiro de 2026
Foto: Edna Schmitz/Corpo de BombeirosO município de Criciúma passa a ser sede da 5ª Região Bombeiro Militar (RBM), estrutura prevista na nova Lei de Organização do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). A solenidade oficial de ativação ocorreu na manhã desta quarta-feira (21), na Associação Empresarial de Criciúma (Acic), no bairro Próspera.
Em um ano marcado pelo centenário do Corpo de Bombeiros, a criação da nova região é vista como um avanço estratégico, voltado à modernização da corporação, maior eficiência operacional e valorização do efetivo. O comando da 5ª RBM ficará sob responsabilidade do tenente-coronel Luiz Gustavo dos Anjos, que assumiu oficialmente a função durante a cerimônia.
A nova estrutura irá atender todo o Sul catarinense, abrangendo municípios desde Garopaba até Passo de Torres, na divisa com o Rio Grande do Sul. A região contará com cerca de 360 bombeiros, além de aproximadamente 60 viaturas disponíveis para atendimento.
Diariamente, cerca de 100 profissionais estarão de prontidão, incluindo bombeiros militares e comunitários, reforçando a capacidade de resposta a emergências e ampliando a segurança da população da região Sul do estado.

27 de dezembro de 2025