Publicado em: 18 de janeiro de 2026
Fogo mobilizou grande esquema dos bombeiros e destruiu construção de madeira; não há vítimas.
Um violento incêndio destruiu completamente um depósito de uma empresa do ramo de elétrica e refrigeração no bairro Vila Zuleima, em Criciúma, na tarde deste sábado (17). O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 15h para a Rua Jaime de Souza, onde as chamas já estavam em fase avançada, consumindo a edificação de madeira de 86 metros quadrados que servia como estoque.
O combate ao fogo exigiu três linhas de ataque direto e o uso de aproximadamente 12 mil litros de água. A operação focou na extinção das chamas, no rescaldo e na proteção das casas vizinhas. Os bombeiros enfrentaram risco adicional devido aos materiais armazenados no local, que incluíam cilindros de gás GLP, nitrogênio, gás refrigerante e equipamentos de ar-condicionado.
O incêndio não se limitou ao depósito. Uma residência de alvenaria nos fundos do terreno, de 65 m², foi atingida, e pelo menos outras duas casas sofreram danos parciais, com destaque para o derretimento de forros de PVC e comprometimento de estruturas de madeira. Após horas de trabalho, o local foi isolado e entregue ao proprietário para perícia, sem registro de feridos.
Saiba mais:
Incêndios em depósitos e galpões representam um desafio constante para as corporações de bombeiros no Brasil, frequentemente agravados pelo armazenamento de produtos inflamáveis ou combustíveis. Em Santa Catarina, estado com significativa parcela do PIB industrial, esse tipo de ocorrência tem levado a discussões sobre a aplicação e o reforço de normas de prevenção, como a instalação obrigatória de sistemas de sprinklers em edificações de grande porte. A legislação brasileira, através das normas ABNT NBR 13.793 e instruções técnicas do Corpo de Bombeiros, estabelece critérios para compartimentação de áreas e controle de materiais, visando justamente a mitigar a rápida propagação do fogo em ambientes com alta carga de combustível, como o observado em Criciúma.