Publicado em: 10 de janeiro de 2026
Um catarinense de 30 anos trocou o litoral brasileiro pelo conflito e relata o cotidiano marcado por frio extremo, tensão permanente e perdas.
Johnatan Claudino deixou Imbituba em 2024 para se alistar como voluntário no conflito armado ucraniano. Usando o codinome “Catarina”, ele descreve uma rotina de estresse constante, onde o cenário muda rapidamente e o sono é um luxo. “Você nunca sabe o que te espera”, afirmou em entrevista, ressaltando que a decisão partiu de um antigo interesse pela carreira militar, aguçado em 2023 ao acompanhar a violência contra civis.
Comunicar a decisão à família foi um dos momentos mais difíceis, comparando a incerteza da guerra a ter “um filho no CTI”. Ele relatou que, apesar do medo inicial com sirenes e ataques, a tensão passa a fazer parte da rotina. Entre as experiências mais duras, destacou a morte de um colega próximo. Apesar da devastação das cidades, ele se surpreendeu com o acolhimento e a gratidão da população local.
Além do perigo, o frio intenso, chegando a -20°C, e a saudade da família e das pequenas rotinas do lar em Imbituba são desafios diários. Johnatan afirma que a experiência mudou profundamente sua perspectiva: “Foi na guerra que aprendi o valor da vida”. Ele finaliza com um apelo para que as pessoas evitem julgar os voluntários, pedindo respeito à decisão daqueles que vão ajudar com um propósito.
Saiba mais:
O fenômeno de combatentes voluntários internacionais na Ucrânia ganhou escala após a invasão russa de 2022, com milhares de estrangeiros se integrando a unidades como a Legião Estrangeira da Ucrânia. A postura oficial do governo brasileiro é de neutralidade e desaconselha a participação de seus cidadãos em conflitos no exterior, já que isso pode acarretar riscos legais e a impossibilidade de assistência consular. Estima-se que dezenas de brasileiros tenham se voluntariado, motivados por ideais ou experiência militar prévia, inserindo-se em um contexto histórico de engajamento estrangeiro semelhante ao das Brigadas Internacionais da Guerra Civil Espanhola.