Publicado em: 8 de janeiro de 2026
Ação rápida de vizinhos evitou uma tragédia maior; uma mulher foi hospitalizada e bombeiros controlaram as chamas.
Uma mulher e duas crianças foram salvas por vizinhos de um incêndio que atingiu uma casa no bairro Renascer, em Siderópolis, na tarde desta quarta-feira (7). O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 11h25 e enviou três viaturas para o local. Quando as equipes chegaram, as vítimas já haviam sido retiradas do imóvel por populares.
Os bombeiros encontraram o fogo em fase de diminuição e iniciaram o combate direto com duas linhas de ataque. Foram usados aproximadamente 1.500 litros de água nos primeiros 20 minutos para extinguir as chamas principais. O rescaldo durou cerca de 50 minutos e consumiu 5 mil litros de água para evitar que o fogo se reacendesse.
Durante os trabalhos, foi identificado um botijão de gás com a válvula de segurança rompida, que havia sido retirado da casa por moradores. O equipamento foi isolado em área ventilada para esvaziamento seguro. A mulher resgatada foi levada ao Pronto Atendimento de Siderópolis, enquanto as crianças não precisaram de atendimento médico.
Saiba mais:
Siderópolis, cidade localizada na região carbonífera de Santa Catarina, tem uma história marcada pela atividade mineira, o que pode influenciar a dinâmica comunitária e a resposta a emergências. Ações heroicas de “populares” em situações de risco, como a desta quarta-feira, não são incomuns em comunidades com forte identidade local, onde a solidariedade vizinhança frequentemente precede a chegada dos socorros oficiais. Incidentes com botijões de gás, embora perigosos, têm protocolos de segurança bem estabelecidos pelos bombeiros, que incluem o isolamento e a liberação controlada do gás em locais abertos, exatamente como foi realizado.

16 de outubro de 2025