Publicado em: 1 de janeiro de 2026
Decisão do Confaz eleva tributo estadual e encarece combustíveis a partir de hoje.
O preço da gasolina nas bombas terá um aumento médio de R$ 0,10 por litro a partir desta quinta-feira, 1º. O diesel também será reajustado, com alta de R$ 0,05 por litro. O reajuste impacta diretamente o custo de abastecimento para motoristas e setores de transporte.
A elevação é resultado de uma decisão do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que aprovou um aumento na alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidente sobre os combustíveis. O ICMS é um tributo estadual, e seu reajuste foi autorizado após análise conjunta dos secretários de Fazenda.
A medida reflete a busca dos estados por reforço na arrecadação, mas transfere o custo adicional para o consumidor final. Em um cenário de preços já elevados, o aumento pode pressionar ainda mais a inflação e os orçamentos familiares e empresariais.
Saiba mais:
A tributação de combustíveis via ICMS é historicamente uma das principais fontes de receita para os estados. Nos últimos anos, sua alíquota tem sido objeto de frequentes ajustes, criando volatilidade nos preços finais. Em 2022, uma lei federal limitou temporariamente a cobrança do imposto, mas a autorização para reajustes retornou aos estados em 2023. Esse movimento constante entre contenção e aumento reflete o delicado equilíbrio entre a necessidade fiscal dos entes federados e o impacto socioeconômico do custo dos combustíveis.