Publicado em: 28 de dezembro de 2025
Nenhuma vítima foi registrada, mas combate às chamas foi dificultado pela localização de difícil acesso.


Um incêndio de grandes proporções destruiu completamente uma casa de madeira na noite de sábado (27), no bairro Mina União, em Criciúma. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 23h10 para atender a ocorrência na Rua Martinho Brunelli, em uma zona rural do município.
Ao chegar ao local, as equipes já encontraram o fogo em desenvolvimento completo. A dificuldade de acesso para os veículos de combate exigiu a utilização de longos lances de mangueira para que o ataque às chamas pudesse ser iniciado. O trabalho contou com o apoio de uma equipe da OBM de Forquilhinha.
Cerca de 10 mil litros de água foram necessários para extinguir o incêndio e realizar o rescaldo. Apesar da destruição total da residência unifamiliar, não houve feridos. Após controlar a situação, os bombeiros orientaram o proprietário e verificaram a segurança do local antes de encerrar a operação.
Saiba mais:
Incêndios em estruturas de madeira, principalmente em áreas rurais com acesso restrito, são um desafio recorrente para as corporações de bombeiros em Santa Catarina. A região de Criciúma, com seu histórico de mineração de carvão, possui diversas comunidades em zonas de antiga extração (que agora estão sendo recuperadas por mineradoras ativas), onde a infraestrutura viária pode ser precária. Dados do Corpo de Bombeiros Militar de SC indicam que incêndios em edificações residenciais no estado frequentemente têm como causas principais problemas em instalações elétricas ou o uso inadequado de fontes de calor, como aquecedores e lareiras, situações que requerem constante atenção e prevenção por parte da população.