Publicado em: 27 de dezembro de 2025
Incidente ocorreu nas proximidades da BR-101 e necessitou da contenção da vítima, que fez ameaças e tentou correr para a mata.
Uma mulher em estado de surto psicótico mobilizou equipes policiais e de socorro médico no km 37, em Pescaria Brava, neste sábado, 27. A ocorrência, que começou por volta das 10h30, levou ao acionamento de guarnições da Polícia Militar e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
A mulher, conforme relatos, teria feito ameaças a vizinhos e familiares antes de tentar correr em direção a uma área de mata, sendo localizada já próximo à rodovia BR-101. Para o atendimento, o helicóptero do Saer-Sarasul também foi acionado para prestar apoio à operação.
Após ser localizada, a mulher foi imobilizada por policiais militares, permitindo que a equipe do Samu realizasse o primeiro atendimento médico. Ela foi então encaminhada ao Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos, na cidade de Laguna, para receber os cuidados necessários.
Saiba mais:
A discussão sobre a melhor forma de abordagem em crises de saúde mental por forças de segurança e equipes de socorro é ampla e atual. Historicamente, situações como essa eram tratadas predominantemente como caso de polícia. Contudo, a partir da Lei Federal nº 10.216/2001, que redirecionou o modelo assistencial em saúde mental no Brasil, e com a criação das equipes do SAMU, há um esforço para priorizar o cuidado clínico e psiquiátrico nessas ocorrências. A atuação integrada entre polícia (treinada em abordagem social) e profissionais de saúde, visando a contenção sem violência e o encaminhamento adequado, reflete essa mudança de paradigma, ainda em consolidação em todo o país.

20 de novembro de 2024