Publicado em: 27 de dezembro de 2025
Temperaturas abafadas e risco de temporais com granizo marcam o fim de semana em Santa Catarina.
Uma intensa e perigosa onda de calor atinge Santa Catarina neste fim de semana, com previsão de pico para o sábado. No Litoral Sul, principalmente na região de Criciúma, os termômetros podem marcar até 40°C durante a tarde. As demais regiões, como Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, também registrarão temperaturas altíssimas, superando os 36°C.
O calor excessivo, combinado com a umidade, cria condições ideais para a formação de temporais a partir da tarde, com raios, chuva intensa e ventos fortes. No domingo, o risco se espalha para todas as regiões, especialmente no Oeste e no Litoral. A Defesa Civil alerta para o perigo de trafegar em vias alagadas.
Na segunda-feira, embora o calor persista com uma leve queda, a instabilidade ganha força e se organiza melhor sobre o estado. O destaque será o aumento significativo do potencial para queda de granizo, principalmente nas áreas do Grande Oeste catarinense, exigindo atenção redobrada da população.
Saiba mais:
Ondas de calor extremo como a atual tornaram-se mais frequentes e intensas no sul do Brasil nas últimas décadas, um padrão associado às mudanças climáticas globais e a eventos como o El Niño. O recorde histórico de temperatura máxima em Santa Catarina, de 44,6°C, foi registrado em Caçador em 1963. Contudo, anos recentes têm visto marcas preocupantes se aproximarem desse valor, com cidades como Chapecó e Itá registrando temperaturas acima de 40°C com maior recorrência, indicando uma tendência de aquecimento regional de longo prazo.