Empreendedorismo feminino avança em Santa Catarina

Publicado em: 20 de novembro de 2025

Empreendedorismo feminino avança em Santa Catarina

Estado contabiliza mais de 1,2 milhão de mulheres à frente de negócios, com participação crescente no quadro societário.

Santa Catarina celebrou o Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino, comemorado em 19 de novembro, com um cenário de crescimento da participação feminina à frente dos negócios. Dados da Junta Comercial do Estado (Jucesc) revelam que o estado possui mais de 1,25 milhão de mulheres empreendedoras. Elas já representam 38,2% do total de empreendedores nas empresas ativas, percentual que sobe para 40,8% considerando apenas os empreendimentos abertos em 2024, um claro indicador de trajetória ascendente.

A vice-governadora Marilisa Boehm ressaltou que o crescimento reflete a força e a capacidade feminina. Ela citou iniciativas estaduais de apoio, como o Pronampe Mulher e os programas Mulheres+Tec e Mulheres+Pesquisa, como ações essenciais para fomentar a independência e a geração de emprego e renda pelas catarinenses. Apenas neste ano, quase 140 mil mulheres foram registradas como proprietárias ou sócias de empresas, com destaque para a abertura de micro e pequenos negócios.

Os setores com maior presença feminina são o comércio e reparação de veículos, com 343 mil empresárias, seguido pela indústria da transformação (158 mil) e atividades administrativas e serviços complementares (101 mil). Fabiana Everling, vice-presidente da Jucesc, destacou que o empreendedorismo feminino gera um ciclo positivo, impulsionado pela busca por qualificação e formalização, resultando não apenas em renda para a mulher, mas também na geração de empregos.

Saiba mais:
Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2014, o Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino busca dar visibilidade e apoiar mulheres na conquista de sua autonomia econômica. Globalmente, estima-se que as empresas lideradas por mulheres tendem a reinvestir até 90% de sua renda em suas famílias e comunidades, criando um poderoso efeito multiplicador social e econômico. Em nível nacional, o Brasil possui uma das maiores taxas de empreendedorismo feminino do mundo, com as mulheres à frente de mais de 9,5 milhões de negócios.

  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
Compartilhe essa notícia nas redes sociais!
  • Banner Mobile
  • Banner Mobile
  • Banner Mobile