Publicado em: 15 de novembro de 2025
Aeronave de última geração desembarcou em Navegantes e foi transportada por vias urbanas em uma ação logística complexa antes de seguir para sua base definitiva.
O mais moderno caça da Força Aérea Brasileira (FAB), o F-39 Gripen, desembarcou no Porto de Navegantes, em Santa Catarina, na sexta-feira (14). Esta é a 11ª aeronave desse modelo a entrar no país pelo mesmo porto, consolidando o local como uma peça-chave na recepção do novo poderio aéreo nacional. A chegada marca mais uma etapa no processo de modernização da frota militar brasileira.
Em uma operação que exigiu planejamento minucioso, o caça percorreu cerca de três quilômetros pelas ruas da cidade, saindo do porto em direção ao aeroporto local. A ação, coordenada pelo Centro de Transporte Logístico da Aeronáutica (CTLA), mobilizou equipes de segurança e atraiu a atenção do público, que pôde ver de perto a imponente aeronave. O coronel aviador Claucio Oliveira Marques, gerente do Projeto F-X2, destacou o engajamento necessário para o sucesso da missão.
Fabricado na Suécia e capaz de atingir a velocidade de 2.400 km/h, o Gripen agora aguarda a decolagem do Aeroporto de Navegantes para a Base Aérea de Anápolis (GO), onde se integrará ao 1º Grupo de Defesa Aérea. Antes do voo, a aeronave passará por inspeções finais, que incluem a instalação do assento ejetável, abastecimento e checagens técnicas.
Saiba mais
O programa F-39 Gripen, também conhecido como Projeto F-X2, representa o maior
projeto de reequipamento da Força Aérea Brasileira em décadas. A previsão é que a FAB receba um total de 36 unidades dos caças, sendo 28 monoplaces e 8 biplaces, até 2034. O Gripen E/F, escolhido para substituir os veteranos Mirage 2000, é um caça de 5ª geração multimissão, projetado para superioridade aérea e reconhecimento. Um diferencial estratégico do acordo é a significativa transferência de tecnologia, envolvendo empresas brasileiras como a Embraer no processo de desenvolvimento e fabricação de partes da aeronave.