Publicado em: 13 de novembro de 2025

Fogo em subestação do Hospital César Cals obriga transferência de pacientes; recém-nascidos foram levados às pressas para um shopping vizinho.
Um incêndio na subestação de energia do Hospital César Cals, no centro de Fortaleza, provocou uma cena de tensão e solidariedade na manhã desta quinta-feira (13). O fogo, que começou por volta das 10h50, levou à evacuação preventiva de pacientes, com destaque para os bebês internados nas UTIs neonatais. Equipes de bombeiros controlaram rapidamente as chamas, que ficaram restritas à área dos geradores, sem causar feridos.
Em meio à operação de emergência, profissionais de saúde e civis auxiliaram no resgate dos recém-nascidos. Parte dos bebês, ainda em incubadoras, foi transportada para o interior do shopping popular Beco da Poeira, anexo ao hospital. O local serviu de abrigo temporário até a chegada das ambulâncias para a transferência segura para outras unidades de saúde. Por precaução, o fornecimento de energia ao hospital foi interrompido.
Cerca de 15 pacientes de alta complexidade já foram removidos, enquanto outros 40 da ala de médio risco aguardavam remoção. O governador Elmano de Freitas determinou que todas as transferências necessárias fossem realizadas. A Secretaria da Saúde do estado afirmou que a situação está controlada e que as causas do incêndio serão apuradas. A Enel Distribuição Ceará enviou geradores para auxiliar na retomada dos serviços.
Saiba mais:
Fundado em 1976, o Hospital Geral Dr. César Cals de Oliveira é uma unidade estadual de referência em diversas especialidades, sobretudo em maternidade de alto risco. O fato de abrigar uma UTI neonatal intensifica a gravidade de qualquer incidente, pois recém-nascidos prematuros ou com complicações de saúde dependem vitalmente de equipamentos estáveis e de um ambiente controlado. Incidentes em infraestrutura crítica, como subestações, representam um risco sistêmico para hospitais, um problema que tem levado instituições de saúde a revisarem seus planos de contingência e sistemas de energia de emergência.