Ciclone se forma e traz ventos de até 100 km/h para o Sul catarinense

Publicado em: 7 de novembro de 2025

Ciclone se forma e traz ventos de até 100 km/h para o Sul catarinense

Fenômeno deve provocar chuva volumosa, tempestades e risco de transtornos até sábado; tempo firme só retorna no domingo.

Um ciclone que se formou sobre o Oceano Atlântico vai influenciar o tempo na região Sul de Santa Catarina nesta sexta-feira (7). De acordo com o climatologista da Epagri, Márcio Sônego, as instabilidades devem chegar à região de Criciúma e Urussanga entre o final da manhã e o início da tarde. O fenômeno promete transformar radicalmente o dia, que começou com temperaturas amenas – 15°C em Criciúma e 4,8°C em Bom Jardim da Serra.

O alerta principal é para a combinação perigosa de chuva volumosa e ventos muito fortes. A previsão é de que o acumulado de chuva em Criciúma chegue a 75 milímetros entre sexta e sábado, o que representa metade da média histórica para todo o mês de novembro. Paralelamente, os ventos podem atingir 70 km/h na região de Criciúma e rajadas de até 100 km/h no litoral e no costão da serra, superando a intensidade registrada na última quarta-feira. A Defesa Civil recomenda atenção redobrada, especialmente para quem precisa circular nas estradas.

A expectativa é de que o tempo comece a melhorar no sábado à tarde, com a chuva perdendo força. A previsão é de retorno do sol e tempo firme a partir de domingo (9), com temperaturas mais amenas e agradáveis em toda a região.


Saiba mais:

Ciclones extratropicais, como o que atinge Santa Catarina, são comuns no Sul do Brasil, especialmente na transição entre inverno e primavera. Eles se formam pelo choque entre massas de ar de diferentes temperaturas e podem causar estragos significativos. Um dos eventos mais severos da história recente foi o Ciclone Catarina, em 2004, que atingiu a costa catarinense com ventos superiores a 150 km/h e foi classificado como um furacão, um fenômeno raro no Atlântico Sul.

  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
Compartilhe essa notícia nas redes sociais!
  • Banner Mobile
  • Banner Mobile
  • Banner Mobile