Publicado em: 6 de novembro de 2025
Ciclone extratropical no litoral deve provocar ventos superiores a 80 km/h, chuva intensa, granizo e riscos de destelhamentos e alagamentos no fim de semana.
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta de risco muito alto para tempestades severas que devem atingir o estado entre a tarde desta sexta-feira (7) e a madrugada de sábado (8). O fenômeno, um ciclone extratropical que se forma no mar, trará vendavais com rajadas que podem ultrapassar 80 km/h, chuva intensa em curtos períodos e possível queda de granizo.
O alerta vermelho, de maior gravidade, foi declarado para o Planalto Norte e Oeste do estado. Já o alerta laranja vale para o Litoral, Planalto Sul e todo o Vale do Itajaí. Os maiores perigos são destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos e enxurradas. A Defesa Civil orienta a população a buscar abrigo seguro, longe de janelas, e a evitar locais próximos a árvores, placas e postes durante a tempestade.
A instabilidade começa na manhã de sexta na divisa com o Rio Grande do Sul, mas ganha força durante a tarde e a noite, especialmente na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte. A madrugada de sábado deve ser marcada pela diminuição das tempestades, mas com a intensificação do vento, sobretudo no Litoral.
Saiba mais:
Ciclones extratropicais, como o que atinge o Sul do Brasil, são sistemas de baixa pressão que se formam a partir do contraste entre massas de ar quente e frio, sendo comuns no outono e inverno. Diferentemente dos ciclones tropicais (furacões), sua energia vem desse contraste térmico e não das águas quentes do oceano. Historicamente, Santa Catarina sofreu com eventos similares, como o intenso ciclone extratropical de 2020 que causou enchentes e deslizamentos, e o furacão Catarina em 2004, um raro fenômeno tropical no Atlântico Sul que atingiu o estado.