Publicado em: 24 de outubro de 2025
Foto: MPSC/DivulgaçãoNa manhã desta sexta-feira (24), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) deu início à Operação “Trivium”, cumprindo 12 mandados de busca e apreensão expedidos pela Vara Regional de Garantias da Comarca de Criciúma.
A ação tem como objetivo apurar crimes de corrupção, peculato, fraude em licitações e outros ilícitos. Segundo as investigações, o grupo utilizava um esquema estruturado de vantagens indevidas, com conivência de agentes públicos, ocorrendo entre os anos de 2017 e 2019.
As apurações focam em um núcleo empresarial que se beneficiava de recursos recebidos pela Prefeitura Municipal de Timbé do Sul de três formas: por meio do cargo ocupado no município (engenheiro civil contratado), pela empresa contratada para fornecimento de materiais de construção e pela empresa responsável pela execução de obras e serviços. A investigação aponta que essas práticas ocorreram, especialmente, em 2017.
O esquema fraudulento foi estruturado para simular concorrência real, favorecendo determinados grupos e empresas, violando princípios da isonomia, legalidade e moralidade administrativa e causando prejuízos ao interesse público.

25 de agosto de 2025