Publicado em: 12 de outubro de 2025
Evento, reconhecido como patrimônio cultural imaterial da cidade, celebrou a padroeira do Brasil em uma colina que só pode ser acessada a pé.
Mais de 20 mil fiéis subiram a colina da comunidade de São João de Urussanga Baixa, em Treze de Maio, para celebrar o dia de Nossa Senhora Aparecida. A programação religiosa começou às 8h, com uma missa celebrada pelo Bispo da Diocese de Tubarão, Dom Adilson Busin, no alto do morro. Ao longo do dia, outras celebrações foram conduzidas pelos padres Antônio, Lino Brunel e Matheus, encerrando às 15h.
O acesso ao local, onde está erguida a imagem de 13 metros de altura da santa, só é possível a pé. Muitos devotos encaram a subida como um ato de fé e penitência. A tradição, que atrai peregrinos de diversas regiões do país todos os anos, tem como marco físico uma gruta construída em 1969 e a grande imagem, esculpida por Paulo Afonso Dalponte Pereira e concluída após nove meses de trabalho em 1998.
Recentemente, a Festa de Nossa Senhora Aparecida da comunidade foi oficialmente reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do município e incluída no seu calendário oficial de eventos. Esse título assegura que a manifestação, um marco cultural, turístico e religioso, será preservada e incentivada para as futuras gerações.
Saiba mais:
A devoção a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil desde 1930, remonta a 1717, quando sua imagem foi encontrada no rio Paraíba do Sul por pescadores. O local de peregrinação em Treze de Maio é um dos muitos santuários erguidos em sua homenagem pelo país, reforçando a profunda ligação entre a fé católica e a cultura nacional. O reconhecimento como patrimônio imaterial, seguindo diretrizes da UNESCO, visa proteger práticas e tradições que dão identidade a uma comunidade.