Publicado em: 5 de outubro de 2025
Projeções da Epagri/Cepa para a safra de verão 2025/26 revelam um cenário de ajustes, com crescimento expressivo na fruticultura e mudanças na área plantada de grãos.
A safra de maçã em Santa Catarina deve atingir 615 mil toneladas no ciclo 2025/26, um crescimento expressivo de 28% em relação à safra anterior. O avanço é puxado por um salto de 28,4% na produtividade, que deve chegar a 35,7 mil kg/ha, mesmo com uma leve redução de 0,3% na área cultivada. A variedade Fuji lidera a produção, respondendo por mais da metade do volume total, enquanto a região dos Campos de Lages concentra 83,1% da produção estadual. A expectativa é que o maior volume colhido resulte em melhores margens para os produtores e preços mais competitivos no mercado nacional.
Enquanto a fruticultura celebra, a safra de grãos apresenta um cenário de estratégia e ajustes. A soja, após mais de uma década de expansão contínua, deve ver sua área cultivada encolher 1,75%. Já a safra de arroz inicia com retração, estimando-se uma produção de 1,22 milhão de toneladas, abaixo do recorde do ciclo anterior. Por outro lado, culturas como o milho grão e o tabaco projetam expansão, impulsionadas por preços atrativos e boa demanda. Os analistas alertam que a possível retração nos preços dos grãos, devido ao aumento da oferta, exige cautela e um planejamento revisado dos agricultores para o novo ciclo.
Esse momento de decisões estratégicas no campo é amparado por um robusto apoio financeiro. Santa Catarina terá acesso a R$ 10,5 bilhões em linhas de crédito do Pronaf para a safra 2025/26. Os recursos, que integram o Plano Safra da Agricultura Familiar, visam fortalecer a produção, ampliar o crédito rural e fomentar o desenvolvimento sustentável, oferecendo mais segurança aos produtores para equilibrar custos e retornos em um cenário agrícola em transformação.
14 de janeiro de 2025