Publicado em: 20 de setembro de 2025
Trabalhadores cruzam os braços após impasse nas negociações por reajuste; empresa diz ter enviado nova proposta, mas sindicato alega que direitos não são garantidos.
A partir das 6h da próxima segunda-feira (22), os trabalhadores da Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina) iniciam uma greve por tempo indeterminado. A decisão foi aprovada em assembleia na última quarta-feira (17) pela Intersindical dos Eletricitários (Intercel), que alega falta de avanços nas negociações do Acordo Coletivo de Trabalho e uma “proposta rebaixada” por parte da empresa.
O movimento foi deflagrado porque, segundo o sindicato, desde o início das tratativas em agosto a diretoria da Celesc manteve postura rígida, não garantindo sequer a reposição inflacionária dos direitos, o que geraria perdas aos funcionários. A Intercel reforça que serviços de urgência e emergência serão mantidos, mas a paralisação deve afetar outras frentes de trabalho.
Em nota à imprensa, a Celesc informou que enviou uma nova proposta aos trabalhadores nesta sexta-feira (19), com “avanços importantes”, incluindo ampliação do vale-alimentação, reajuste salarial pelo índice de inflação e atualização de todos os demais auxílios. A empresa afirma ter “disposição permanente para o diálogo”. A Intercel, no entanto, mantém a greve e diz estar aberta a negociar, desde que a companhia apresente propostas compatíveis com as demandas da categoria.