Publicado em: 7 de setembro de 2025
Conhecida como um “pedaço da Itália” em SC, Orleans atrai pelo turismo histórico, cervejas premiadas e pela herança cultural que encantou o ator e apresentador.
Nascido em Orleans, no Sul de Santa Catarina, o ator e apresentador Rodrigo Hilbert, de 45 anos, carrega consigo as raízes de uma cidade que é um verdadeiro tesouro cultural. A pequena Orleans, fundada em 1913 e localizada a 185 km de Florianópolis, destaca-se pela forte influência da imigração europeia, que se reflete na arquitetura, nos costumes e, principalmente, na gastronomia.
A cidade, que hoje tem cerca de 21 mil habitantes, é um polo de ecoturismo e história. Entre seus principais atrativos estão o pioneiro Museu ao Ar Livre Princesa Isabel – que recria a vida dos colonizadores –, a imponente Igreja Matriz Santa Otília em estilo gótico e as esculturas bíblicas do Paredão Zé Diabo. A janela furada no costão da serra, para os amantes da natureza, cachoeiras cristalinas, como a da Família Baschirotto, completam o cenário perfeito para quem busca contato com a natureza.
Além disso, Orleans vem ganhando destaque nacional no mundo das cervejas artesanais, sendo sede da Big Jack, eleita a melhor cervejaria do Brasil em 2025. A herança italiana se faz presente também na mesa, com pratos típicos como talharim com molho de carne, polenta no fio e a deliciosa cuca. O acesso é fácil pela BR-101, a partir da capital, em uma viagem de cerca de duas horas e meia.