Publicado em: 29 de agosto de 2025
Do presente imperial ao desenvolvimento sustentável, município da AMREC celebra mais de um século com economia diversificada, rica herança cultural e qualidade de vida acima da média estadual.
O município de Orleans, no Sul de Santa Catarina, celebra 112 anos de emancipação política nesta sexta-feira, 30 de agosto. Conhecida como “Cidade das Colinas”, a localidade fundada a partir de uma doação de terras do Imperador Dom Pedro II como dote de casamento da Princesa Isabel carrega uma história centenária. Herdeira das tradições de colonizadores italianos, alemães e portugueses, a cidade se destaca pela preservação de seu patrimônio e pela hospitalidade, atraindo turistas e garantindo uma alta qualidade de vida para seus cerca de 24 mil habitantes.
A economia de Orleans é um exemplo de diversificação e força. Com um PIB impulsionado principalmente pelo setor de serviços (48%) e pela indústria (28%), o município abriga mais de 100 indústrias de médio e grande porte, sendo um polo regional na produção de embalagens plásticas, molduras, implementos agrícolas e madeira beneficiada, com produtos que chegam a todo o Brasil e ao exterior. A tradição agropecuária também se modernizou, com forte produção de fumo e o crescimento de cultivos de frutas e hortaliças sem agrotóxicos, além de sistemas integrados de suinocultura e avicultura que garantem tecnologia e estabilidade aos produtores.
Esse robusto desenvolvimento se reflete em números: Orleans ocupa a 5ª posição no Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável (IDMS) entre as cidades da AMREC, ficando acima da média do estado de Santa Catarina. O comércio vibrante, que atende não só a população local mas também a de cidades vizinhas, completa o cenário de prosperidade que marca os 112 anos da cidade, unindo seu passado histórico único a um presente de crescimento e um futuro promissor.
Adaptado de Athos Comunicação