Publicado em: 1 de agosto de 2025
Ações de prevenção e diagnóstico precoce garantem a saúde da população e valorizam o trabalho de profissionais.
Orleans intensificou suas ações de combate às hepatites virais durante o Julho Amarelo, mês dedicado à conscientização sobre a doença. A Secretaria Municipal de Saúde promoveu uma série de atividades de prevenção e diagnóstico precoce, garantindo que a população tenha acesso a testes rápidos e informações essenciais. A iniciativa reforça a importância de um diagnóstico ágil para o tratamento, já que as hepatites B e C podem evoluir para complicações graves como cirrose e câncer de fígado, representando um grande desafio para a saúde pública.
O esforço conjunto das equipes de saúde da família foi fundamental para o sucesso da campanha. No primeiro semestre de 2025, foram realizados 1.734 testes rápidos em todas as nove ESFs do município. O destaque ficou por conta das equipes de São Gerônimo, São Roque e Padre Santos Sprícigo, que receberam um reconhecimento especial da prefeitura pelo alto volume de atendimentos e engajamento. Essa valorização não apenas motiva os profissionais, mas também evidencia o impacto positivo de um trabalho dedicado na comunidade.
Além de ampliar a testagem, a prefeitura reforça que o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento completo e gratuito para as hepatites. No caso da hepatite C, o índice de cura atinge mais de 95% com as terapias atuais. O prefeito Fernando Cruzetta e o secretário de Saúde, Paulo Conti, ressaltaram a importância do trabalho em equipe e do cuidado com a população, destacando que ações como essa representam um compromisso com a vida e o bem-estar de todos os cidadãos.