Publicado em: 29 de julho de 2025
Foto: Maurício Vieira/Arquivo/SecomOs ventos intensos que atingem o Sul de Santa Catarina continuarão nesta terça (29) e quarta-feira (30), devido à influência de um ciclone que se afasta em direção ao oceano. Rajadas entre 50 e 70 km/h devem atingir especialmente áreas do litoral e centro-leste do estado, com risco moderado para danos como destelhamentos, quedas de árvores e interrupções na rede elétrica.
A combinação do vento sul com a fase da lua também aumenta a possibilidade de alagamentos costeiros, principalmente entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte. Os picos de maré devem ocorrer nas tardes e madrugadas dos dois dias, com horários específicos para cidades como Balneário Rincão, Imbituba, Florianópolis e Itajaí.
O mar segue muito agitado, com risco elevado de ressaca. As ondas podem chegar a até 5 metros em alto-mar, e a orientação é evitar atividades náuticas e de pesca.
Além disso, uma massa de ar frio mantém as temperaturas baixas, com mínimas próximas de 0°C nas áreas altas e abaixo de 10°C no litoral. Na quarta-feira, o tempo melhora, com predomínio de sol e leve elevação nas temperaturas durante a tarde, embora o frio continue nas madrugadas.