Publicado em: 28 de julho de 2025
Massa de ar polar intensa promete frio histórico e risco de precipitação congelada até quinta-feira; temperaturas podem despencar 10°C em 24 hs
Santa Catarina enfrenta uma nova onda de frio extremo, com a Defesa Civil estadual alertando para uma “pequena possibilidade de neve” entre a noite desta segunda-feira (28) e a manhã de terça (29). O fenômeno, previsto para áreas mais altas da Serra, é causado por uma intensa massa de ar polar que avança sobre o estado. Além da neve, há risco de chuva congelada – quando a água líquida se solidifica ao tocar superfícies geladas –, aumentando os perigos nas estradas.
O choque térmico será severo: entre esta segunda e a madrugada de terça, as temperaturas devem despencar cerca de 10°C, especialmente no Oeste, Serra e Planalto Norte. As mínimas nesta terça ficarão entre 0°C e 5°C nessas regiões, enquanto o Alto Vale do Itajaí e a Grande Florianópolis variam de 5°C a 9°C. No litoral, o termômetro oscilará entre 8°C e 10°C.
O frio intenso persistirá até pelo menos quinta-feira (31), com noites e madrugadas críticas. A Defesa Civil emitiu alerta de risco moderado para hipotermia, agravamento de doenças respiratórias e cardiovasculares, além de congelamento em vias de áreas propensas. Moradores e viajantes devem redobrar os cuidados com a saúde e deslocamentos.