Publicado em: 28 de julho de 2025
Fortes rajadas de vento, com velocidades superiores a 100 km/h, foram registradas na manhã desta segunda-feira (28) na região da Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina. O fenômeno está associado à formação de um ciclone extratropical sobre o mar, entre o litoral do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
De acordo com a Defesa Civil estadual, o risco é moderado a alto para ocorrências como destelhamentos, quedas de árvores e galhos, além de danos à rede elétrica. A situação exige atenção redobrada da população, especialmente nas regiões do Sul e do Planalto Sul catarinense.
Com o afastamento do ciclone para alto-mar ao longo da semana, uma massa de ar mais fria e seca deve avançar pelo estado, provocando queda nas temperaturas entre a noite desta segunda-feira e a terça-feira (29). A previsão ainda aponta uma pequena possibilidade de fenômenos invernais, como neve ou chuva congelada, especialmente nas áreas mais elevadas do Planalto Sul.
Em caso de ventos intensos, procure abrigo em locais seguros, longe de janelas e objetos que possam ser lançados pelo vento.
Evite circular ou permanecer próximo a árvores, placas, muros e postes de energia elétrica.
8 de novembro de 2024