Publicado em: 26 de julho de 2025
Manobra desesperada para evitar caminhão atingido por pedras termina em colisão com rochas; motorista passa bem e estrada foi liberada após remoção de detritos.
Um motorista de caminhão teve uma fuga milagrosa após uma sequência de eventos perigosos na perigosa SC-390, na Serra do Rio do Rastro (Lauro Müller), na manhã desta sexta-feira (25). O condutor, de 41 anos, precisou fazer uma manobra de ré de emergência ao ver outro caminhão, que descia a serra no sentido contrário, ser atingido por pedras e invadir sua pista. Porém, ao frear bruscamente durante a manobra, o sistema de freios do seu veículo VW/24.280 não respondeu a tempo, fazendo-o colidir contra a parede rochosa à margem da estrada.
Apesar da violência do impacto contra as rochas, o motorista saiu ileso do acidente, ocorrido por volta das 10h45 no km 409,550. O teste do bafômetro confirmou que ele não havia consumido álcool. Após revisão dos freios por um mecânico acionado no local, o caminhão foi liberado para seguir viagem. Equipes de manutenção atuaram para remover as pedras que desceram a encosta, liberando totalmente o tráfego.
O incidente, registrado pela Polícia Militar Rodoviária do 21º Grupo (Bom Jardim da Serra), serviu de alerta. A corporação reforça a necessidade de atenção redobrada e manutenção preventiva dos veículos, especialmente em trechos críticos como a Serra do Rio do Rastro, conhecida por suas curvas fechadas, declives acentuados e risco de desprendimento de rochas – fatores presentes no momento do acidente, apesar da pista seca e visibilidade considerada boa.