Publicado em: 14 de julho de 2025
Foto: Josimar SantosUm raro filhote semialbino de baleia-franca foi avistado na manhã deste domingo (13), nadando ao lado da mãe nas águas da Praia do Cardoso, em Laguna, no Litoral Sul de Santa Catarina. O momento foi registrado por drone pelo fotógrafo Josimar dos Santos, que classificou a cena como inesquecível.
De acordo com o Programa de Pesquisa e Conservação da Baleia Franca (ProFranca), esse tipo de ocorrência é considerada muito rara — em média, apenas um filhote com essa característica é observado a cada duas temporadas da espécie no litoral brasileiro.
A condição de semi-albinismo é genética e costuma ocorrer em machos nascidos de fêmeas com manchas cinzas. Ainda segundo o ProFranca, ao longo do crescimento, esses filhotes adquirem tonalidades acinzentadas.
Em entrevista ao g1, Josimar relatou que dois amigos caminhavam pela praia quando avistaram o filhote branco na água e o chamaram. “Quando conseguimos localizar a mãe e o filhote, tivemos um visual espetacular”, contou.
O fotógrafo destacou a emoção do momento:
“Registrar esses momentos é sempre incrível. Muitas baleias têm passado pelo Farol de Santa Marta nesta temporada, mas com certeza essa será uma das mais marcantes. Foi um sonho realizado, porque todos os dias busco registros únicos como esse”, afirmou.
O registro reforça o papel da região como importante ponto de visitação das baleias-francas, especialmente entre os meses de julho e novembro, quando elas migram para o litoral catarinense para reprodução.
8 de novembro de 2024