Publicado em: 26 de junho de 2025
O mutirão de castração gratuito promovido pelo Governo Municipal, em parceria com a Fundação do Meio Ambiente de Siderópolis (Famsid) e com o apoio do Instituto de Defesa dos Direitos dos Animais de Siderópolis (Iddasi), chegou à sua nova edição. Nesta etapa, foram castrados 57 animais, sendo 33 gatos e 24 cães.
Os atendimentos foram realizados em dois dias, na segunda-feira, dia 23 e terça-feira, dia 24, na rodoviária municipal. Todos os animais passaram pelo processo cirúrgico e receberam atendimento pré e pós-operatório incluindo medicação e microchipagem.
“Desde a sétima edição, optamos por realizar o mutirão em dois dias, com o objetivo de atender um número maior de animais. Agora também decidimos realizá-lo na rodoviária, em vez da sede da Famsid”, explicou o presidente da Fundação, Vinicius Pasquali Antunes Pinto.
Próxima edição
O mutirão é realizado mensalmente, sempre nos dois primeiros dias da última semana no mês. Os interessados devem fazer o cadastro na Famsid, apresentando documento com foto, comprovante de residência e o cadastro do CadÚnico da Assistência Social. “As pessoas que adotaram um animal de rua podem procurar a Famsid, e junto ao fiscal de bem-estar animal, avaliar a possibilidade de liberação da castração gratuita”, destacou Vinicius.
Ainda segundo ele, existe a possibilidade daqueles que não se enquadram no critério de renda optarem pela castração social com valores que variam de R$ 190 a R$ 250, conforme o peso do animal. “A castração é de extrema importância, pois sabemos que, além do controle populacional dos animais, também previne algumas doenças, prolonga a vida média dos pets e os deixa mais calmos”, destacou o prefeito de Siderópolis, Franqui Salvaro.
13 de fevereiro de 2025