Bom Jardim da Serra avança no turismo consciente com certificação internacional

Publicado em: 17 de junho de 2025

Bom Jardim da Serra avança no turismo consciente com certificação internacional
Foto: Marlon Sá Molim, Divulgação

Nesta quarta-feira (18) o município de Bom Jardim da Serra alcançará um marco histórico ao conhecer o resultado da Certificação Internacional em Gestão Sustentável, concedida pela fundação holandesa Green Destinations, representada em Santa Catarina pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico Local (IDEL), criado pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC). O anúncio, que coloca o município como o primeiro destino certificado da Serra Catarinense e o primeiro do Brasil em 2025, ocorrerá às 16h30, durante a programação da Conferência Global Green Destinations, realizada em Natal (RN), entre 17 e 19 de junho.

O nível da certificação, que pode ser Bronze, Prata ou Ouro, é reconhecido internacionalmente pelo Global Sustainable Tourism Council (GSTC), e avalia critérios alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Esta ação é um reconhecimento à adoção de políticas públicas e práticas que respeitam o meio ambiente, valorizam a cultura local e promovem o bem-estar da comunidade.

Processo rigoroso e benefícios duradouros

Para obter essa certificação, Bom Jardim da Serra passou por um rigoroso processo de avaliação baseado em 87 critérios, divididos em seis categorias: gestão de destinos, natureza e paisagem, meio ambiente e clima, cultura e tradição, bem-estar social e gestão e informação.

O processo contou com o envolvimento direto do poder público, setor empresarial e comunidade local, com apoio técnico do IDEL. A certificação também prevê acesso a ferramentas internacionais de monitoramento de desempenho, permitindo ao município medir avanços, corrigir rotas e manter-se alinhado aos padrões globais.

Entre os principais benefícios da certificação estão o fortalecimento da imagem do município no cenário internacional, a atração de visitantes conscientes, o acesso a redes globais de boas práticas e o suporte contínuo para o aprimoramento da gestão sustentável.

Conferência internacional com acesso virtual

A Conferência Global Green Destinations já realizou nove edições internacionais e uma edição latino-americana, em Bombinhas (SC), em 2023. A segunda edição latino-americana, que ocorrerá em Natal/RN, será realizada pelo IDEL, Senac RN e Green Destinations, reunindo palestras, workshops, premiações, networking com líderes do setor e visitas técnicas que promovem experiências reais em destinos responsáveis.

Interessados em acompanhar o anúncio e toda a programação do evento podem participar on-line, mediante inscrição gratuita, pelo link aqui

  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
Compartilhe essa notícia nas redes sociais!
  • Banner Mobile
  • Banner Mobile