Publicado em: 5 de junho de 2025
Foto: Divulgação/PCSCA Polícia Civil de Santa Catarina, com apoio das Polícias Civis de outros oito estados, deflagrou nesta quinta-feira, dia 5, uma operação para desarticular uma organização criminosa, especializada na prática de crimes de estelionatos e lavagem de dinheiro.
A operação Veritas Pecuniae resultou no cumprimento de 31 mandados judiciais em nove unidades da Federação: Santa Catarina, Tocantins, Pará, Goiás, Paraná, Maranhão, Bahia, Rio Grande do Sul e São Paulo.
A ação teve suporte operacional e logístico do projeto I.M.P.U.L.S.E., iniciativa do programa nacional de enfrentamento às organizações criminosas (Enfoc), coordenado pela diretoria de operações integradas e de inteligência (Diopi) da secretaria nacional de segurança pública (Senasp/MJSP).
A operação é resultado de um trabalho de investigação da diretoria estadual de investigações criminais da Polícia Civil de Santa Catarina (DEIC/PCSC), que apurou a existência de uma estrutura criminosa voltada à prática de fraudes e ao ocultamento de ativos ilícitos em diversas regiões do país.
“Essa é mais uma ação integrada que mostra a importância da cooperação entre as Polícias Civis dos estados e o apoio da SENASP por meio do Projeto I.M.P.U.L.S.E.. O foco é atacar a estrutura financeira das organizações criminosas, retirando delas a capacidade de agir”, afirmou Rodney da Silva, diretor de operações integradas e de inteligência da SENASP.
A operação reforça a estratégia do ministério da Justiça e Segurança Pública de intensificar o enfrentamento ao crime organizado por meio da integração das forças policiais, da capacitação técnica e da utilização de inteligência financeira para enfraquecer a base econômica dessas organizações.